O empreendedor tem a responsabilidade de adquirir conhecimento em todas as áreas relacionadas ao seu negócio, mesmo que não esteja familiarizado com as práticas específicas de cada setor. Um exemplo disso é a contabilidade, que os empresários frequentemente negligenciam devido à sua natureza burocrática.
Normalmente o empreendedor não se envolve com contabilidade devido essa área ser fácil de cometer equívocos contábeis que podem prejudicar o seu empreendimento.
Portanto, adquirir conhecimento sobre os erros contábeis é uma excelente maneira de se prevenir. Com organização e experiência, mesmo que seja de forma teórica, é possível se preparar melhor para atuar e fornecer um trabalho de maior qualidade.
Entretanto, frequentemente é desafiador ter conhecimento abrangente e compreender todos os processos envolvidos na administração empresarial, especialmente na gestão financeira e contábil, que pode ser complexa para aqueles que não são especialistas.
Abaixo, apresentamos os principais erros que devem ser evitados no seu negócio. Confira:
Um contador competente é fundamental para a rotina de uma empresa. Recomenda-se que o gestor não assuma as atividades fiscais, devido à falta de conhecimento necessário para garantir a conformidade com a legislação e os princípios contábeis. O gestor já possui várias responsabilidades na companhia.
Uma equipe capacitada poderá lidar com todos os aspectos de forma concentrada e cuidadosa, além de fornecer todas as orientações necessárias sobre a manutenção e organização dos documentos fiscais, resolução de imprevistos, entre outros.
Deixar de atualizar lançamentos e conciliações é um erro contábil comum. Isso pode ocorrer devido à falta de organização ou à falta de tempo por parte do empreendedor.
Permanecer por um longo período sem realizar essa atividade terá um impacto negativo na tomada de decisões, que deve ser embasada em relatórios e demonstrativos financeiros atualizados.
Cálculos incorretos, informações desatualizadas, erros de digitação e falta de revisão das informações lançadas podem resultar em várias falhas e prejuízos financeiros para a empresa.
Atualmente, muitas empresas ignoram a emissão de notas fiscais, mesmo com a automação disponível. Isso gera problemas com os órgãos fiscalizadores. Além disso, erros comuns ocorrem na emissão de documentos fiscais, como preenchimento inadequado, descrições errôneas e cálculos incorretos.
Todos esses aspectos podem resultar em sérios prejuízos para a empresa, especialmente em termos de pagamento excessivo de tributos, multas por não cumprimento de regras e prazos, restrições de várias naturezas e até mesmo sanções de natureza penal, o que pode prejudicar a imagem do negócio.
Assim sendo, é altamente recomendável modernizar os processos contábeis da empresa, investindo em soluções que possam automatizar o processo de emissão e gestão de documentos fiscais, de acordo com os estímulos promovidos pelos órgãos públicos. Dessa forma, é possível simplificar essas atividades e eliminar riscos de erros.
Não se esqueça que para evitar qualquer problema envolvendo a contabilidade, é de extrema importância emitir corretamente as suas notas fiscais. Além de viabilizar o pagamento de impostos, elas simplificam o trabalho da gestão financeira.
Confira também: ECF 2023: Atualização na Versão 9.0.3 divulgada no SPED