De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2022, o empreendedorismo tem se tornado uma prática cada vez mais frequente na vida dos brasileiros. Mais de 93 milhões de pessoas, com idades entre 18 e 64 anos, estão envolvidas em algum tipo de empreendedorismo.
Todos os anos, o Sebrae conduz a pesquisa em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe).
De acordo com o estudo, 67% da população adulta brasileira está envolvida com o empreendedorismo, o que se divide em duas categorias: 42 milhões de pessoas que já possuem um negócio ou estão tomando medidas para iniciar um, e outros 51 milhões que demonstraram interesse em iniciar uma atividade empreendedora nos próximos três anos.
Também houve um aumento significativo na proporção da população considerada como potencial empreendedora, conforme revelado pela pesquisa. Em 2017, essa taxa era de 15,3%. Já em 2019, ela subiu para 30,2% e, após o início da pandemia em 2020, houve um aumento de 22,5 pontos percentuais, atingindo 52,7%. Em 2022, a taxa de potenciais empreendedores permaneceu no recorde de 53%.
A pandemia de COVID-19 aumentou o empreendedorismo no Brasil, devido à escassez de empregos e mudança de perspectiva das pessoas em relação ao mundo e seus desejos pessoais.
O Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de população absoluta de potenciais empreendedores, atrás apenas da Índia, com um interesse maciço no empreendedorismo. A Índia tem 115 milhões de pessoas interessadas em iniciar um negócio, considerando que sua população é sete vezes maior que a do Brasil.
por fim, vale destacar que o relatório GEM é uma pesquisa de renome mundial sobre empreendedorismo, sendo realizada anualmente há 23 anos. Mais de 110 países, que representam mais de 95% do PIB mundial, participaram da pesquisa ao longo dos anos. Todas as edições da pesquisa contaram com a participação do Brasil, e em 2022, durante os meses de junho a agosto, 2 mil adultos e 52 especialistas foram entrevistados.
Confira também: Porque o sistema ERP é considerado um Sistema Integrado?