Nesta quarta-feira (2), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou o desfecho de sua reunião realizada em agosto. Após uma votação disputada, o comitê decidiu reduzir a taxa básica de juros da economia, conhecida como taxa Selic, em 0,50 ponto percentual (p.p).
Por um período de sete reuniões consecutivas, ocorridas a cada 45 dias, a taxa permaneceu inalterada em 13,75%. Essa diminuição ocorre após um período de três anos de aumentos contínuos na taxa.
A decisão de corte está sendo amplamente elogiada pelo mercado, uma vez que as previsões anteriores indicavam uma redução de apenas 0,25 ponto percentual (p.p).
Apesar de todos os membros do comitê apoiarem a redução da taxa Selic, houve uma votação acirrada para definir o montante do corte inicial. O presidente do BC, Roberto de Oliveira Campos Neto e os outros membros tomaram a decisão de reduzir a taxa em 0,50 ponto percentual (p.p), enquanto outros membros preferiam um corte de apenas 0,25 ponto percentual (p.p).
A última redução da taxa básica de juros ocorreu em agosto de 2020, quando foi reduzida de 2,5% para 2%. Durante a pandemia de Covid-19, a partir de março de 2021, o comitê elevou as taxas de juros em 12 ocasiões seguidas, atingindo 13,75% em agosto de 2022. Desde então, a Selic permaneceu inalterada por sete vezes.
Até o momento, o mercado esperava que a Selic alcançasse 12% até o final de 2023, mas a redução maior do que o previsto pode levar a ajustes nas projeções.
Confira também: Reforma Tributária: Aumento de Impostos para Contadores