No dia 7 de agosto, o Banco Central (BC) anunciou oficialmente o nome da nova moeda digital do país, que e denominada de ‘Drex’.
De acordo com a entidade reguladora, a previsão é que a inovadora tecnologia esteja acessível ao público a partir de 2024.
O Drex, que pode ser considerado uma variante próxima ao Pix. Da mesma forma que as notas físicas de dinheiro, o Drex terá sua emissão supervisionada pelo BC e sua distribuição ocorrerá por meio de instituições de pagamento, como bancos e fintechs. No entanto, o diferencial está na ampla gama de oportunidades proporcionadas por essa nova ferramenta financeira, a qual é respaldada pela tecnologia blockchain. Esse sistema possibilita a interconexão de informações de maneira eficiente, ágil e altamente segura.
De acordo com a entidade responsável pela moeda, a nova tecnologia tem como propósito:
Por meio de comunicado, o Banco Central afirmou que “a solução, anteriormente mencionada como Real Digital, criará um ambiente seguro e regulamentado para o surgimento de novas oportunidades de negócios e para proporcionar um acesso mais inclusivo aos vantagens da digitalização da economia, tanto para cidadãos como para empreendedores”.
Cada letra no nome Drex representa um aspecto da moeda digital. Confira:
Confira também: eSocial terá serviços suspensos para implantação do FGTS Digital