×
e-social
29 março, 2023

Implantação da nova fase do eSocial vai ser adiada!

Nesta segunda-feira (27), o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, decidiu adiar o prazo de implementação da próxima etapa do eSocial. Originalmente, a nova fase, que inclui informações sobre processos trabalhistas, estava prevista para começar em 1º de abril.

Em nota, o Ministro disse o seguinte:

"A medida representa um alívio para as empresas, que ganham mais tempo para se adequar ao novo sistema"

Inicialmente, a decisão foi tomada para permitir que as empresas tenham mais tempo para se ajustar às novas regras. Aparentemente a nova versão S-1.1 que está sendo implementada, acabou ficando muito confusa para a maioria das pessoas.

É importante destacar que a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) apresentou argumentos que levaram à tomada de decisão.

Na próxima fase do eSocial, será obrigatório inserir informações de processos trabalhistas transitados em julgado, com dados sobre decisões condenatórias ou homologatórias emitidas pela Justiça do Trabalho. No entanto, é importante mencionar que existem outras opções no mercado para o envio dessas informações, como por exemplo empresas especializadas em processamento de folha de pagamento.

Por fim, destacamos que a nova versão vai afetar diretamente as tarefas do departamento de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP). Por tanto, é fundamental que as equipes estejam preparadas para as mudanças que estão para chegar na plataforma.

Contudo, caso você ainda tenha dúvida é possível conferir o Manual de Orientação da nova versão do eSocial no Gov. Clique aqui!

Confira também: Projeção indica diminuição nos dividendos do BNDES

× Como posso te ajudar?