A princípio, os usuários do eSocial devem esperar por uma nova interrupção temporária programada dos serviços disponibilizados pela plataforma, visando à implementação do mais recente serviço digital do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
No dia 19 de agosto, a equipe do eSocial realizará uma manutenção para iniciar o período de testes do novo sistema. Nesse período, os serviços da plataforma ficarão suspensos entre as 08h e 12h do próximo sábado.
O governo emitiu oficialmente a confirmação da parada, considerada essencial para viabilizar a integração com o ambiente de produção limitada (testes) do FGTS Digital. Essa medida é indispensável para garantir o bom funcionamento e a qualidade do novo serviço durante a fase de testes.
Durante o período de paralização, todos os módulos do eSocial, incluindo os módulos simplificados e web service, sofrerão impactos e ficarão indisponíveis.
Portanto, a equipe precisa adotar essa medida para garantir uma integração eficiente com o ambiente de produção limitada do FGTS Digital, sem que isso interfira nos serviços da plataforma.
Por fim, vale destaca que o governo lançará o FGTS Digital como uma nova plataforma de arrecadação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), permitindo que os empresários iniciem os testes já no dia 19 de agosto deste ano. A obrigatoriedade do uso, porém, começará apenas em janeiro de 2024.
Confira também: Copom optou por reduzir a taxa básica de juros para 13,25%