×
due diligence
14 abril, 2023

Para que serve o Due Diligence?

O Due Diligence é um processo muito comum no mundo dos negócios. Isso porque ele normalmente é feito quando existe uma negociação em andamento, seja venda, participação, fusão, compra, etc.

Inicialmente, o Due Diligence serve para realizar uma análise e investigação detalhada de uma empresa, negócio ou operação, a fim de avaliar sua viabilidade, oportunidades, riscos e valor. Essa prática visa auxiliar empresários ou possíveis parceiros a tomarem uma decisão embasada.

O procedimento de Due Diligence comumente consiste na análise de documentos financeiros, contábeis e legais, além de entrevistas com a equipe de gerenciamento, funcionários e outras partes envolvidas. Os resultados desse serviço podem auxiliar na identificação de possíveis questões ou áreas de preocupação que necessitam ser solucionadas antes de finalizar uma transação.

Existem diferentes tipos de Due Diligence, os quais variam de acordo com a natureza e objetivo da transação. Algumas áreas são: Financeiro, operacional, de conformidade regulatória, ambiental, trabalhista, entre outros.

Especialistas, como advogados, contadores, auditores e consultores financeiros, realizam esse serviço. Esses profissionais trabalham juntos para avaliar as informações disponíveis e identificar quaisquer problemas potenciais, como problemas financeiros, disputas judiciais pendentes ou questões regulatórias não resolvidas.

Profissionais especializados, tais como advogados, contadores, auditores e consultores financeiros, podem executar o procedimento. Estes especialistas colaboram para avaliar as informações disponíveis e descobrir quaisquer problemas em potencial, como dificuldades financeiras, litígios em andamento ou questões regulatórias pendentes.

Confira também: Quais são os benefícios do BPO financeiro para as empresas?

× Como posso te ajudar?