×
simples nacional
3 maio, 2023

Projeto que facilita parcelamento de débito com o Simples Nacional

A Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei Complementar proposto pelo deputado Julio Cesar Ribeiro. O objetivo é simplificar a renegociação de dívidas de micro e pequenas empresas com o Simples Nacional.

Segundo o texto aprovado, o CGSN fornecerá um sistema eletrônico para simplificar a comunicação entre empresários endividados e as autoridades tributárias, facilitando o parcelamento de dívidas.

O CGSN é responsável por regulamentar os aspectos tributários do regime do Simples Nacional, conforme o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. Isso inclui regras de adesão, exclusão e fiscalização.

Além disso, os empresários de pequeno porte devem obedecer as normas estabelecidas pelo CGSN para o parcelamento de dívidas.

Os empresários microempresas e pequenas empresas devem acatar as diretrizes definidas pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) para realizar o parcelamento de débitos. O deputado Augusto Coutinho disse o seguinte:

“A medida abre um leque de opções para que o comitê possa definir regras e procedimentos que alcancem os distintos casos e graus de dificuldade que enfrentam os microempreendedores com débitos pendentes e necessidade de parcelamento para obterem um alívio financeiro, sem comprometimento da solidez do seu negócio”

Confira este post também: Prazo para envio de informações na DCTFWeb é prorrogado

× Como posso te ajudar?