×
receita federal
31 março, 2023

Receita Federal torna obrigatória a utilização da NFe do ouro

A Receita Federal determinou o uso obrigatório da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) do Ouro como ativo financeiro ou instrumento cambial.

A Instrução Normativa RFB nº 2138, publicada recentemente, determinou a auditoria das operações com ouro pela Receita Federal com auxílio de ferramentas tecnológicas. Essa medida tem como objetivo aumentar a transparência e o controle dessas operações.

A Nota Fiscal Eletrônica permitirá maior integração entre administrações tributárias, facilitando acesso a informações sobre as operações e combatendo a sonegação.

Embora a Instrução Normativa entre em vigor a partir de sua publicação, a obrigatoriedade do uso da Nota Fiscal Eletrônica para operações com ouro como ativo financeiro ou instrumento cambial terá início apenas em 3 de julho de 2023. Vale lembrar que o tempo necessário para desenvolver o sistema, que teve início em meados de março.

Portanto, fique atento, a partir do dia 3 de julho de 2023 a Receita vai exigir NF-e nas operações com ouro.

Por fim, vale ressaltar que o secretário especial da receita no brasil, no uso da atribuição que lhe confere o inciso III do art. 350 do regimento interno da secretaria especial da receita federal do brasil, aprovado pela portaria me nº 284, de 27 de julho de 2020.

Confira também: Implantação da nova fase do eSocial vai ser adiada!

× Como posso te ajudar?